quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Endomarketing

O Endomarketing é uma atividade batizada em 1990 por Saul Bekin em seu livro "Fundamentos do Endomarketing". “Endo”, originário do grego, significa posição ou ação no interior, ou seja, “movimento para dentro”. Portanto, Endomarketing é um conjunto de ações de marketing institucional dirigidas para o público interno (colaboradores, fornecedores, acionistas, vendedores, clientes).

Sua principal função é disseminar aos funcionários a noção de cliente para melhorar a qualidade dos produtos e serviços da empresa. Isto significa tornar o colaborador um aliado, promovendo a idéia de que seu sucesso está ligado ao sucesso da empresa, dando aos empregados mais liberdades para expor suas idéias e conhecer a empresa, sempre com o principal foco no cliente.

O grande desafio do Endomarketing é proporcionar aos empregados uma condição de aplicação de valores como: trans
parência, empatia, afetividade, comprometimento e cooperação, transformando esses valores em crescimento e desenvolvimento destes, e conseqüentemente, em ganhos de produtividade.

O principal benefício que se busca é o fortalecimento e construção de relacionamentos, compartilhando os objetivos da empresa e forta
lecendo estas relações, inserindo a noção de que todos são clientes de todos também dentro da empresas.

Fontes:
http://pedroaparicio.blogs.sapo.pt/1714.html
http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Endomarketing.htm
http://www.endomarketing.com/artigo11.htm
http://www.endomarketing.com/endomarketing.html

Ana Paula Rubio

2 comentários:

  1. Para mim endomarketing é motivação para produtividade. 'transparência, empatia, afetividade, comprometimento e cooperação' para mim é comunicação interna.

    Sugiro leitura do texto no link: http://www.endomarketing.com/diversos/uma_nova_visao2.pdf.

    MATEUS

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  2. transparência, empatia, afetividade, comprometimento e cooperação são valores que um funcionário tem que ter para com a empresa e vice e versa para que consequentemente seu cliente seja beneficiado. Se não houver uma certa "cumplicidade" entre estes o endomarketing não surtirá efeito

    APR - Agência Purple

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