domingo, 25 de outubro de 2009
















"O ambiente interno é o nível de ambiente da organização que esta dentro dela e normalmente tem implicação imediata e específica na administração da organização."

O ambiente reflete no ser humano ? Pense em como nos sentimos em determinados lugares, por exemplo, quando se vai a uma biblioteca com seu ambiente calmo, ou quando se está em um shopping center com toda sua decoração e pessoas, em uma boate agitada, em um bar e etc. O ambiente é um importante fator no comportamento do ser humano, se em todos esses lugares citados acima encontramos diferenças claras, dentro da empresa isso seria diferente? Podemos supor que o ambiente de trabalho deve influir no comportamento das pessoas e, por conseguinte influenciar nas relações interpessoais e supostamente nos resultados das empresas em todos os sentidos.

É de conhecimento que o ser humano é fruto do meio em que vive e que é movido por necessidades básicas que os podem motivar ou não, são elas: necessidades fisiológicas como a alimentação, sono, satisfação etc; necessidades psicológicas: como segurança íntima, autoconfiança e afeição; necessidades de auto-realização: como impulso para realizar o próprio potencial, estar em contínuo autodesenvolvimento.
Estas necessidades não satisfeitas também são motivadoras de comportamento, podendo levar a: desorganização de comportamento; agressividade; reações emocionais; alienação e apatia.

"O planejamento estratégico é um sistema que considera a empresa como um todo. E como tal deve considerar todos os seus componentes e partes (subsistemas) visando formar o todo unitário. Portanto, não se podem deixar partes de fora do sistema. E, as vezes temos dificuldade de saber se determinada variável, componente ou item é um ponto forte ou fraco da empresa."

No entento as empresas não levam muito a serio o bem estar e a melhoria do ambiente de trabalho tornando-o prazeroso e mais solto. A Google no entando, pensa por outro lado e tem como uma de suas prioridades o bem estar de seus funcionários e investem alto no quesito ambiente interno, eleito como a melhor empresa para se trabalhar nos EUA, segundo o levantamento “100 Best Companies to Work For”, da revista Fortune em janeiro deste ano.

Fontes:http://www.strategia.com.br/Alunos/2000-2/Analise_Ambiente/Ambiente%20Interno.html

Bruno Evangelista

2 comentários:

  1. 'É de conhecimento que o ser humano é fruto do meio em que vive.' Estou fazendo uam discplina de Psicologia e estudamos o HOMEM SÓCIOHISTÓRICO que é este home determinado pelas condiçoes ambientais, genéticas e relaçoes sociais. Bem legal o texto. Reflete bem a 'despreocupação' de algumas empresas com este fato.

    MATEUS

    ResponderExcluir
  2. Realmente o ambiente de trabalho interfere muito nas pessoas.
    Já estagiei outra vez e o ambiente era meio pesado, não gostava nem de acordar pra ir lá, enrola pra voltar do almoço, agora estou num lugar ótimo, onde minha opinião além de requisitada é valorizada, e então meu trabalho se torna bastante gratificante!

    Abs.
    Maira - TheWho/MakeCom

    ResponderExcluir