terça-feira, 20 de outubro de 2009

Gestão Participativa: A Âncora da Organização.


Olá, leitores!

Hoje vamos falar um pouco da importância de uma Gestão Participativa dentro da organização.
A Gestão Participativa, como o próprio nome já diz, tem por filosofia manter um nível de participação dentro dos acontecimentos e processos desenvolvidos pela empresa com todos os seus colaboradores, em todos os níveis hierárquicos.
Esse método visa o trabalho em equipe; a criatividade; o sistema aberto (onde as mudanças na concorrência interferem na administração e processos de trabalho); empoderamento, ou seja, as mulheres têm oportunidades de ocupar cargos gerenciais e de diretoria; descentralizado.
A organização que segue essa filosofia busca a motivação de seus colaboradores para que os mesmos sejam capazes de atingir objetivos organizacionais, assim como suas metas e traçar novos objetivos dentro da organização. Essa motivação no trabalho contribui para um melhor desempenho e competitividade nas empresas.
Afinal de contas, essa gestão é vulnerável as mudanças do ambiente, ou seja, esta sempre buscando aprimorar para que esteja sempre a frente da concorrência e que mantenha isso num trabalho em equipe e bem realizado.

Bom, por hoje é só. Espero que tenham gostado do assunto.
Querem saber mais sobre Gestão Participativa e também outras formas de gestão de negócios? Acessem esses links: http://www.sebraesp.com.br/midiateca/publicacoes/artigos/estrategia_empresarial/gestao_participativa
http://br.hsmglobal.com/notas/43568-efici%C3%AAncia-da-gest%C3%A3o-participativa
http://www.rh.com.br/Portal/Mudanca/Artigo/5856/gestao-participativa-uma-nova-realidade.html

Por Catarina Mendes.

Um comentário:

  1. A Gestão Participativa é o cenário ideal, mas pouco percebido nas empresas.

    MATEUS

    ResponderExcluir