terça-feira, 13 de outubro de 2009

Barreiras na Comunicação Organizacional

Para ficarmos cientes de como funiona o processo de comunicação, temos que entender de ínicio os elementos que a compoem, eles foram identificados em sete, a saber: comunicador, codificação, mensagem, meio, decodificação, receptor e feedback. Como indenficar quando um desses elementos não está de acordo com o contexto em geral?


As barreiras na comunicação organizacional afetam os resultados da empresa e dificultam a harmonia dentro da mesma, básicamente essas interferências na comunicação são 4: pessoais, administrativas/burocráticas, excesso de informações e as informações incompletas e/ou parciais.

- Pessoais: Dentro da organização, os públicos podem ajudar ou dificultar a comunicação, levando em conta a personalidade de cada indivíduo e seu emocional, cada um tem sua maneira de agir diante de determinada situação.

- Administrativas/Burocráticas: Dificuldades com as relações de poder, autoridade de status e posse das informações, distância física, a especialização das funções-tarefas. A forma com que a organização atua e processa suas informações.

- Excesso de Informações: Uma das barreiras mais presentes nas organizações, a falta de seleção nas informações acaba sobrecarregando os públicos, que recebem em excesso informativos, reuniões, etc e não assimilam com eficacia toda esse informação dada a eles, causando uma instabilidade na comunicação.

- Informações Incompletas e/ou Parciais: São as informações que chegam aos públicos sem clareza, incompletas ou não tem um claro entendimento e geram dúvidas para seus receptores.



Bruno Evangelista

Um comentário:

  1. E no dia a dia é possível perceber com clareza cada uma destas 4 barreiras.

    PS: foi inventada uma regra nova da língua portuguesa, pois "básicamente" é proproparoxítona?

    MATEUS

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