quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Comunicação Organizacional em ONGs

Não há discussão sobre importância das ONGs atualmente, mas ainda é questionado se o departamento de comunicação deles é tão eficaz quanto a de uma Organização privada. As entidades mais evoluídas possuem uma equipe de Comunicação, tão capaz quanto a de qualquer outra.
O fato de algumas delas serem não lucrativas, não impede que a estrutura seja desenvolvida. Muitas pessoas trabalham voluntariamente, em prol da divulgação e conhecimento dos assuntos tratados.
É justamente para tornar evidente as assuntos em pauta, que as ONGs precisam de pessoas interessadas e ativas para que o retorno seja relevante. Por isso eles procuram investir na comunicação organizacional, mantendo-se em evidência entre as grandes, médias e pequenas de seu ramo.

Por Caroline Sire

Fonte: http://www.comtexto.com.br/2convicomcctsDinahMenezes.htm

3 comentários:

  1. Muito interessante este tema. Um amigo meu, cadeirante, irá criar uma ong e me pediu pra 'ajudar', na verdade ele quer que eu faça tudo hehehe, desde o plano de negócios até o contato com parceiros. Mas é preciso entender que uma ong é uma 'empresa', há concorrencia, há publico alvo, há analise de mercado, pois todas, cada uma com seu objetivo, busca recursos (privados e públicos) e é aí que reina a concorrencia. Mas é um belo trabalho e um grande desafio criar e manter uma ong. Acho que vou entrar nessa.

    MATEUS

    ResponderExcluir
  2. No segundo semestre tivemos que fazer uma entrevista com um RP, lembro que uma das agências entrevistou uma RP que trabalhava em uma ONG, o trabalho dela realmente era muito gratificante. Como o Mateus citou, realmente o trabalho dela era fazer tudo, mas é algo que ela ama fazer e somente na apresentação da agência já foi motivador participar desta área.
    =]

    Abraços,
    Cibele

    ResponderExcluir
  3. Bem legal o post, Caroline.
    Como sou da sala da Cibele, também lembro dessa RP que trabalha na ONG, inclusive ela gostava bastante deste trabalho.


    Enfim, vou dar uma dica para o blog de vocês, como também tive que fazer no semestre passado acho interessante ajudar vocês. Coloquem uma biografia e uma foto de cada uma no perfil, assim ficamos conhecendo quem escreve o blog.

    Abs.
    Maira

    ResponderExcluir