sábado, 31 de outubro de 2009

A Internet como instrumento estratégico dentro da organização.

A rápida ascensão da internet como mídia de impacto abriu novos caminhos para a comunicação que além de ser mais acessível requer também baixo custo.

A evolução desta trouxe muitos beneficios, em particular para as empresas, pois tornou a comunicação mais simétrica e de mão dupla, aproximando assim os clientes da organização e vice-versa, este meio pode ser chamada de WEB 2.0.

Um Sistema Web de Comunicação é uma ferramenta de comunicação interna (intranet) ou externa, sendo o caráter definido pelo administrador. Os meios de comunicação externa mais procurados para divulgação de seus trabalhos e seus profissionais são blogs corporativos, sites de relacionamento ( exemplo Orkut, Twiter), sites de divulgação de vídeo, como o Youtube, enfim canais em que todos tenham acesso e possam opinar quanto ao material publicado.

Segundo a revista Comunicação Empresarial nº67, estima-se que o País possua hoje cerca de 40 milhões de internautas ativos e mais de 46% dos usuários leiam blogs e acessem comunidades virtuais periodicamente. Para as empresas, a inclusão de internautas como público formador de opinião acompanha esse fenômeno.

Assim como a Web trabalha a favor da organização, esta também pode trabalhar contra. A índole e ética da empresa te que ser discutida antes desta estar ativa na internet, pois cada dia que passa o público está de olhos mais abertos para o que lhe diz respeito e uma vez algo ruim “cai na boca” de um internauta isto se alastra por toda a rede, prejudicando totalmente a organização.

A INTERNET integrada ao ambiente organizacional possibilita agilidade na tomada de decisões, otimização de processos e atividades, além de alavancar a autonomia do colaborador.

Fontes:


http://www.midiasocial.rejuma.org.br/conceituacao/artigos/68-gestao-estrategica-de-comunicacao-organizacional
Revista Comunicação Empresarial. Ano 18- nº67 - 2008


Ana Paula Rubio

Nenhum comentário:

Postar um comentário