sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Estratégia OCEANO AZUL

É necessário que a organização seja estratégica para que esta sobreviva ao mercado e acompanhe a globalização. Teorias surgem a cada momento, algumas são inválidas ou não tem o feedback esperado, porém outras tornam-se um sucesso e são adotadas por várias organizações de sucesso.

Um exemplo de teoria bem sucedida é a chamada “Oceano Azul”, cujo criadores são W. Chan Kim e Renée Mauborgne, professores de estratégia e gestão do INSEAD. Estão embasados no que os professores chamam de “Inovação de Valor”, ou seja, reduzir custos (financeiros) e aumentar o valor transmitido para o cliente. A idéia transmitida é mostrar que as mais bem-sucedidas estratégias de inovação não estão em segmentos mais disputados e sim em mercados inexplorados. “A verdadeira inovação está na criação de valores”.

Para ilustrar o conceito surgiu a metáfora do oceano azul, que pode ser amplamente navegado, em oposição aos oceanos vermelhos, nos quais diariamente ocorre uma luta sangrenta por participação de mercado

Empresas de sucessos já adotaram essa teoria e obtiveram ótimos resultados, por exemplo, Kimberly-Clark, a fabricante japonesa dos jogos Nintendo, o Google e até o famoso Cirque di Solei que se diferencia de circos comuns e acrescenta em sua essência pelo fato de não usar animais como parte do espetáculo, tentar atingir outro tipo de público alvo, etc.

Fontes:
http://www.ogerente.com.br/novo/colunas_ler.php?canal=10&canallocal=36&canalsub2=117&id=1430
http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1743/estrategia_oceano_azul_-_blue_ocean_strategy_-_parte_1
http://gecorp.blogspot.com/2009/11/metodologia-do-oceano-azul-aplicada.html
http://estrategia-do-oceano-azul.blogspot.com/2008/04/inovando-com-estratgia-do-oceano-azul.html

Ana Paula Rubio

3 comentários:

  1. Eu li este livro, é genial e recomendo. Algo interessante que ele citam é que a empresa para se manter navegando em mares tranquilos precisa ter 'movimentos estratégicos' e só estes movimentos explica que algumas empresas se mantenham no topo por tanto tempo e outras não.

    MATEUS

    ResponderExcluir
  2. Eu não li o livro, mas lerei, e já sou apaixonada por ele. A abrangência abordado no livro sobre estratégia é muito cativante e uma pela lição. Muito bom o tema e o post pessoal.

    Abraços,
    Belle

    ResponderExcluir
  3. através destas estratégias podemos perceber que o segredo está em inovar, sempre visando um bom relacionamento com os públicos da organização.

    Ana Paula - Agência Purple

    ResponderExcluir