sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Estratégias Eficientes

A comunicação estratégica tem que ser bem planejada antes de ser executada. Vários são os cases sobre este assunto. Ao lermos cases de sucessos analisamos que, apesar de executado com grande eficiência algumas estratégias já são do nosso conhecimento como, por exemplo, sempre beneficiar o cliente e atender suas necessidades. Hoje compartilho com vocês algumas partes de um case de responsabilidade social da instituição Mc Donald´s. Concluimos com este fragmento que pensar no cliente para tomada de decisão é sempre a melhor estratégia.


"Uma população cada vez mais consciente da relação entre sal, gordura na alimentação e saúde, junto a preocupações com o meio ambiente e uma queda nas vendas, estão forçando a McDonald's a olhar de modo diferente o mercado de refeições rápidas que ela dominou durante tantos anos.
A empresa está experimentando um conceito de restaurante para cidades pequenas e abriu o primeiro Golden Arch Café em Hartsville, Termessee, em 1989. 0 fato de não usar o nome da McDonald's dá à empresa mais liberdade para experimentar novas idéias, dizem os administradores. Outro problema é a crescente competição da Pizza Hut, pertencente à Pepsi Co., da Taco Bell e da KFC - Kentucky Fried Chicken, que oferecem menus mais variados. Em resposta, a McDonald's está acelerando a introdução de novos itens no cardápio. Tradicionalmente, ela testava a venda de novos itens do cardápio durante uma média de cinco anos antes de introduzi-los em nível nacional, mas agora está testando alguns itens mais saudáveis, que não contêm hambúrguer, com planos de levar os mais promissores para distribuição em todo o país, o mais rápido possível.
A McDonald's também precisou enfrentar críticas quanto ao conteúdo de gordura em seu cardápio. Em resposta, passou a usar apenas óleo vegetal em suas famosas batatas fritas e reduziu a quantidade de gordura nos hambúrgueres, introduzindo em abril de 1991 o McLean de Luxe, 91 % sem gordura. Reduziu em 30% o sódio em suas panquecas e tirou também o glutamato monossódico de seus Chicken Mc-Nuggets. Como diz Ed Rensi, COO. (Chief Operating Officer) da McDonald's, "Deixamos as condições de mercado, o meio ambiente e nossos clientes nos guiarem estrategicamente."


Fonte: Texto "Caso: Stakeholders do McDonalds"

Ana Paula Rubio

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