terça-feira, 22 de setembro de 2009

A Era da Comunicação Organizacional.



A comunicação organizacional tem como intuito criar uma harmonia entre a comunicação interna e externa em cima de valores corporativos, tornando um ambiente de maior motivação.


A comunicação interna é responsável pela circulação de informações na organização, ou seja, manter todos os colaboradores informados de tudo que acontece dentro da empresa. Tendo como visão de que os funcionários são parceiros e quanto maior e melhor direcionada as informações sobre à corporação que prestam serviço, maior será o seu envolvimento com o trabalho desenvolvido, tornando-os mais motivados e incorporados na cultura organizacional (missão e valores).
Para que esta comunicação seja realizada de maneira excelente não bastam ferramentas de alto avanço tecnológico se falta à capacidade de construção das relações de trabalho, interesses integrados e produtividade.

Mas não devemos esquecer que o excesso de informação, devido à globalização, muitas vezes atrapalha o processo comunicacional, pois toda a informação direcionada de maneira errata podem causar grandes impactos e conflitos de idéias nos parceiros. Por isso, a presença de um profissional na área de Comunicação na organização se mostra indispensável, pois ele esta formado para analisar e diagnosticar qual o verdadeiro público a receber tais informações.




Outra forma de analisar a importância da comunicação interna que interfere na externa, é reconhecer que o funcionário é o melhor propagandista da organização em que trabalha, mostrando assim que funcionários desmotivados, descontentes e mal informados podem levar falsas informações da empresa causando certos prejuízos que só um redesenho comunicacional pode reverter. Afinal de contas o boca a boca é a melhor propaganda de uma instituição e tudo aquilo que seus parceiros e clientes tomam como verdade causam sim grandes impactos nos negócios.
Entrando assim na comunicação externa em que as empresas buscam cada vez mais se comunicar com seus públicos devido ao mercado competitivo que se estabelece sempre mais forte. Então é importante que a comunicação organizacional traga realmente a sintonia entre a comunicação interna e externa voltado a importância de ser realizado por um profissional de Comunicação, pois como disse José Cerqueira Filho, comunicação não é analgésico.



Por Catarina Mendes
Fontes consultadas:
José Cerqueira Filho, Comunicação Não é Analgésico, Revista Comunicação Empresarial
GIVANNINI, Giovanni. Evolução na Comunicação. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1998

Nenhum comentário:

Postar um comentário