sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Comunicação Administrativa

Apesar de comunicação administrativa estar ligada ao público interno ela se difere do que chamamos de comunicação interna.

Neste tipo de comunicação organizacional o foco está no conhecimento sobre a gestão administrativa da organização e na disciplina de seus funcionários em prol da boa operacionalidade da empresa.

A comunicação administrativa acontece por meio do processo comunicativo e está mais voltada ao setor de recursos humanos, uma vez que está é baseada em regras e leis. Alguns instrumentos utilizados por esta é a comunicação escrita, oral, audiovisual, quadro de avisos e murais.

Porém na prática a esta comunicação não se preocupa em explicar ou entender o funcionário, estes ficam na dependência da decisão de superiores e realizam suas tarefas sem ao menos entender as razões que deveriam levá-los a um desempenho melhor e maior.

As empresas podem criar um programa de aperfeiçoamento de suas comunicações administrativas direcionado ao uso de novas tecnologias, a separar as massas informativas de acordo com seu público-alvo, a uniformizar o conhecimento, a disponibilizar sistema de fontes e gestores, fazendo com que assim os funcionários trabalhem pró ativamente na empresa, aumentando sua produtividade e qualidade de serviço.


Fontes:
http://www2.metodista.br/agenciarp/glossario_comunicacaoadministrativa.htm http://www.gtmarketing.com.br/aperfeicoamento.htm
http://portal.cjf.jus.br/cjf/banco-de-conteudos/workshop-comunicacao-institucional-na-sociedade-da/at_download/upload

Por Ana Paula Rubio

Nenhum comentário:

Postar um comentário