sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Assessoria de Imprensa

A imprensa é um dos públicos das organizações que mais merece atenção e cuidado. O motivo é seu poder de influenciar a todos os outros públicos da organização, por isso manter um bom relacionamento com ela e essencial para a sobrevivência da organização. Assim como é uma ameaça, a imprensa pode ser benéfica se o bom relacionamento for estabelecido e mantido, ela pode ser uma grande aliada da organização.

Há vários princípios muito importantes no relacionamento com a imprensa. Tais como: a imprensa não trabalha para a organização; nada é notícia até ser transformado em tal; os jornais, rádios, revistas e televisão são empresas baseadas no marketing; o assessor de imprensa não esta no comando, ele sempre responde a alguém; o relacionamento entre imprensa e organização deve ser de mão dupla; não é bom ter amizade com jornalistas, pois bom amigo para eles é aquele que fornece boas informações; toda organização tem direito a privacidade; a ética, o respeito e o conhecimento dos veículos de informação são indispensáveis.

Os instrumentos utilizados pelo assessor de imprensa são release, sugestões de pauta, textos complementares, boletim de imprensa, entrevistas individuais, entrevistas coletivas, cobertura de eventos, encontros informais, mailing e o manual de imprensa.

A assessoria de imprensa é um trabalho um tanto quanto dinâmico e interessante. É uma profissão difícil, pois lidar com a imprensa pode ser um grande problema, mas se o profissional sabe o que esta fazendo e gosta, não terá grande dificuldade para desempenhar a função.

Por Camila Ramos

Fonte: aulas de Tecnicas de Relações Públicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário