segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Despedida

Olá leitores,

Temos a triste tarefa de anunciar que hoje encerramos este blog. Com o fim do semestre também chega ao fim nossa atividade (o blog) realizada para a disciplina de comunicação organizacional.

Após meses de informação transmitida para vocês leitores, a partir do conteúdo programático da matéria, podemos dizer que esta experiência foi, apesar de desafiadora, maravilhosa pois vencemos obstáculos e aprendemos muito com este projeto, fazendo deste mais um meio de comunicação.

Gostariamos de agradecer todos aqueles que acompanharam o blog dando opiniões, críticas e elogios, deixando claro que todos os comentários foram de grande auxílio para o desenvolvimento do nosso trabalho,tornando este uma tarefa gratificante e recompensadora.

Um grande abraço e até a próxima

Agência Purple

domingo, 6 de dezembro de 2009

Gerenciamento de Crises


Gerenciamento ou administração de crises é um recurso muito conhecido pelas organizações mas pouco usado. É muito importante que a empresa saiba controlar sua organização, principalmente em um momento de crise, não omitindo nenhuma informação de seus públicos.

Toda organização é vunerável a crise, segundo Rosa "[...] as crises só existem porque vivemos num mundo tão interligado que um problema que, em princípio, diria respeito apenas a uma empresa ou a uma comunidade distante pode adquirir imediatamente uma dimensão muito maior [...]" (ROSA, 2001, p.24)

Duas regras são importantes para que a organização esteja preparada para a crise. A prevenção é a primeira. Criar um comitê de gerenciamento de crise é a melhor forma de não ser pego desprevinido. A segunda é ainda mais simples: a ótima comunicação entre o ambiente interno externo da organização.

É necessário ainda que a empresa tenha um porta voz, pois é ele quem transmitirá as informações necessárias para a mídia. É importante monitorá-la e corrigir eventuais erros para que não haja novas crises.

Fontes:
http://www.comtexto.com.br/2convicomcomcomunicaCarolRodriguez.htm

Ana Paula Rubio

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Assessoria de Imprensa

A imprensa é um dos públicos das organizações que mais merece atenção e cuidado. O motivo é seu poder de influenciar a todos os outros públicos da organização, por isso manter um bom relacionamento com ela e essencial para a sobrevivência da organização. Assim como é uma ameaça, a imprensa pode ser benéfica se o bom relacionamento for estabelecido e mantido, ela pode ser uma grande aliada da organização.

Há vários princípios muito importantes no relacionamento com a imprensa. Tais como: a imprensa não trabalha para a organização; nada é notícia até ser transformado em tal; os jornais, rádios, revistas e televisão são empresas baseadas no marketing; o assessor de imprensa não esta no comando, ele sempre responde a alguém; o relacionamento entre imprensa e organização deve ser de mão dupla; não é bom ter amizade com jornalistas, pois bom amigo para eles é aquele que fornece boas informações; toda organização tem direito a privacidade; a ética, o respeito e o conhecimento dos veículos de informação são indispensáveis.

Os instrumentos utilizados pelo assessor de imprensa são release, sugestões de pauta, textos complementares, boletim de imprensa, entrevistas individuais, entrevistas coletivas, cobertura de eventos, encontros informais, mailing e o manual de imprensa.

A assessoria de imprensa é um trabalho um tanto quanto dinâmico e interessante. É uma profissão difícil, pois lidar com a imprensa pode ser um grande problema, mas se o profissional sabe o que esta fazendo e gosta, não terá grande dificuldade para desempenhar a função.

Por Camila Ramos

Fonte: aulas de Tecnicas de Relações Públicas