domingo, 29 de novembro de 2009

A Paz Nasce Dentro de Você

Caros leitores,

infeliz
mente, devido ao pouco tempo hábil para realização, o evento Um Dia Pela Paz foi cancelado. Ele será remanejado para o primeiro semestre de 2010, a fim de obter seu objetivo almejado, ou seja, o engajamento dos educadores em prol da disseminação da paz por intermédio das crianças. Apesar do cancelamento do evento, muitas pessoas ainda trabalham com o objetivo de fazer o mundo melhor de diferentes maneiras. Não podemos esquecer que a paz é o alicerce de um mundo melhor e é necessária semeá-la e propagá-la para um bem da nação. Abaixo um ensinamento de Dalai Lama nos faz refletir que começamos o bem para nós mesmos a partir de pesquenos atos.

"Se você quer transform
ar o mundo, experimente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior. Estas atitudes se refletirão em mudanças positivas no seu ambiente familiar. Deste ponto em diante, as mudanças se expandirão em proporções cada vez maiores. Tudo o que fazemos produz efeito, causa algum impacto".

Que tal começá-los agora mesmo?

Para conhecer e ajudar a Associação PalavraViva na propagação da paz acesse: www.apv.org.br

Fontes:
http://www.dalailama.org.br/home/

Ana Paula Rubi0

sábado, 28 de novembro de 2009

Comunicação Organizacional e Coletivas de Imprensa

Dentro de uma empresa, temos várias formas de trabalhar a Comunicação Organizacional. Além de internet, intranet, jornais, revistas, podemos citar as coletivas de imprensa. Ela é um meio muito importante não só para a divulgação e esclarecimento de dúvidas, mas para o entrosamento com os jornalistas que estão escrevendo sobre a Entidade.
Para organizar uma Coletiva, é preciso muito empenho e visão de campo. O relações-públicas tem de saber quem chamar e já pensar no que podem perguntar. Geralmente é feito uma “peneira” com as perguntas, deixando o entrevista por dentro do assunto que ele vai falar.
Além disso, é importante que o profissional organize tudo da melhor forma possível, com atenção aos detalhes (Como tradutor, para coletivas com membros internacionais), porque tudo será avaliado, não só pelos jornalistas, mas também pelos próprios membros da sua equipe.
Em eventos desse tipo, nada pode sair errado. Tem de estar tudo planejado conforme a necessidade e público-alvo da empresa. O RP tem de assessorar os convidados, mantendo os confortáveis para perguntar o que lhes foi falado.

Caroline Sire

Fonte: Aulas de Comunicação Organizacional da Universidade Metodista de São Paulo

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

O VII Encontro de Relações Públicas

O VII Encontro de Relações Públicas é promovido pelos alunos do II semestre desse curso, da Universidade de São Paulo. Todos os anos o evento traz diferentes temas e novas abordagens na área de comunicação.

Este ano pela primeira vez terá uma versão matutina e uma noturna. Na primeira o assunto será “Comunicação em Cena: eventos e produção cultural como estratégias empresariais", na segunda "Comunicação Digital e Relações Públicas".

O programa terá grandes nomes como o Prof. Dr. Vinícius Romanini, Jeff Paiva e Carolina Terra que irão debater sobre as novas mídias e no mercado que se baseia nelas. E Tuca Figueira falara as Relações Públicas se Comunicação Digital.

Definitivamente este é um evento imperdível e por isso as vagas são limitadas, então se quer garantir seu lugar segue o link para mais informações.

http://www.eca.usp.br/erp/not/inscricoes/index.html


Fonte: http://www.eca.usp.br/erp/not/index.html


Camila Ramos

domingo, 22 de novembro de 2009

Twiter Corporativo Eficiente


Atualmente as empresas procuram estratégias para se destacar do mercado concorrente e não é segredo pra ninguém que a ferramenta mais eficaz é a comunicação.

O twiter virou um meio de comunicação muito difundido e se tornou algo popular e polêmico, afinal este possibilita a interação de todos que o possuem.

As organizações, afim de acompanhar todas as modernidades, também estão aderindo-o. Vale lembrar que como todos os outros meios, se não for planejado com antecedência o twiter pode ser um grande inimigo.

Antes de desenvolver um twiter para organização é necessário ter em mente para quem será direcionado, quais os assuntos serão abordados e qual será a reação dos leitores e o que a própria organização espera deste meio.

Fabio Seixas, sócio-fundador do Camiseteria.com
e responsável pelo twiter corporativo mais seguido do Brasil, dá dicas para as empresas não errarem quando o assunto for twiter. Estas aconselham a fazer do twiter um meio de Broadcast (informações e novidades) e de conversação, publicando conteúdos de qualidade e exclusivo, respondendo e seguindo todos aqueles que se interessam por sua página.

Todos estão conectados nesta idéia. O twiter é um meio interativo que possuem certa credibilidade no seu contexto, se usado com eficiência pode ser benéfico para imagem da empresa, estabelecendo uma conexão direta com seu público e ser financeiramente vantajoso.


Fontes:
Twiter Fábio Seixas: http://twitter.com/fseixas
Twiter Camiseteria: http://twitter.com/camiseteria
http://blog.fabioseixas.com.br/archives/2009/04/marcas_no_twitter_dicas_de_como_criar_e_manter_um_twitter_corporativo.html
http://www.hi-midia.com/2009/07/twitter-corporativo/
http://www.comremix.com.br/eu-tuito-tu-tuitas-e-ele-tuita-mas-quem-le

Ana Paula Rubio

sábado, 21 de novembro de 2009

Comunicação Organizacional e a Comunicação Interna

Alguns profissionais esquecem o quanto é importante manter seus funcionários motivados e informados. Um bom desempenho público, começa com iniciativas feitas para que seus trabalhadores estejam satisfeitos e felizes com a sua função.
Motivação no trabalho é importante para que as pessoas produzam com todo seu potencial e da melhor forma possível. Existem várias formas de se motivar uma pessoa, algumas são pela remuneração, outras por reconhecimento e elogios. Basta entender e compreender o que ela precisa naquele momento.
As empresas que investem nesse quesito, tornam-se mais fortes e bem vistas no mercado e pelo seu público alvo. Tronam-se exemplos de instituições e mantém seus funcionários satisfeitos com a sua função e reconhecimento.

Caroline Sire

Fonte: Aulas de Administração da Universidade Metodista de São Paulo

domingo, 15 de novembro de 2009

Networking

Networking é a união dos termos em inglês "Net", que significa "rede"; e "Working", que é "trabalhando". Networking em sua forma resumida, significa que quanto maior for a rede de contatos de uma pessoa, maior será a possibilidade dessa pessoa conseguir uma boa colocação profissional.
Pense em todas as pessoas que você conheceu ao longo da vida, seus colegas de escola, suas professoras, seu porteiro, entregador de pizza, pessoas em festas, seus chefes, seus colegas de trabalho, o homem no elevador...
No decorrer de nossas vidas, conhecemos inumeras pessoas, algumas passam em nossas vidas e tem um papel importantissimo, outras nem tanto. As vezes as aconselhamos e as vezes elas nos aconselham. No mercado de trabalho possuir um networking eh essêncial para se ter sucesso.

Porque se deve fazer networking?
- Para conhecer pessoas
- Para estabelecer relacionamentos
- Para receber telefonemas quando surgirem vagas e oportunidades de trabalho
- Para fazer perguntas e estabelecer credibilidade
- Para dizer às pessoas que está procurando por um emprego

Você precisa saber trabalhar sua rede de contatos e isso pode ser feito de várias formas:
- Ofereça ajuda sempre que possível.
- Apresente pessoas com interesses em comum.
- Compartilhe conhecimento.
- Indique um profissional de talento para seus contatos.

Faça parte do grupo de pessoas que sabe para onde está indo. Há uma série de ações que te levam na direção do sucesso. Saber como se faz networking de forma profissional é uma delas.

Fonte: http://www.universia.com.br/nextwave/ver_materia.jsp?materia=182&subcanal=9

Bruno Evangelista

sábado, 14 de novembro de 2009

Estratégias de Comunicação

Estratégias para uma boa comunicação em Empresas começam com a contratação de um profissional que se encarregue de planejar o caminho certo para chegar até o alvo desejado. Algumas vezes ele é designado pela quantidade de produtos vendidos outras somente pela procura.

Uma das estratégias mais importantes é o direcionamento do relacionamento entre empresa e público. Esse que mantém e aprecia todas as novidades divulgadas para a mídia. O profissional que acompanha essa área tem de estar pronto para qualquer tipo de situação. Ele precisa ter uma mente criativa para solucionar os problemas que o público impõe.

É importante que o RP saiba usar as ferramentas de comunicação a seu favor, manipulando-as para favorecer a Organização em que está trabalhando. Não podemos esquecer que ele precisa estar atento às novidades e notícias que envolvem, tanto a sua empresa quanto as concorrentes, para saber o próximo passo a tomar.

Caroline Sire

Fonte: http://biblioteca.universia.net/html_bura/ficha/params/id/25495985.html

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Estratégia OCEANO AZUL

É necessário que a organização seja estratégica para que esta sobreviva ao mercado e acompanhe a globalização. Teorias surgem a cada momento, algumas são inválidas ou não tem o feedback esperado, porém outras tornam-se um sucesso e são adotadas por várias organizações de sucesso.

Um exemplo de teoria bem sucedida é a chamada “Oceano Azul”, cujo criadores são W. Chan Kim e Renée Mauborgne, professores de estratégia e gestão do INSEAD. Estão embasados no que os professores chamam de “Inovação de Valor”, ou seja, reduzir custos (financeiros) e aumentar o valor transmitido para o cliente. A idéia transmitida é mostrar que as mais bem-sucedidas estratégias de inovação não estão em segmentos mais disputados e sim em mercados inexplorados. “A verdadeira inovação está na criação de valores”.

Para ilustrar o conceito surgiu a metáfora do oceano azul, que pode ser amplamente navegado, em oposição aos oceanos vermelhos, nos quais diariamente ocorre uma luta sangrenta por participação de mercado

Empresas de sucessos já adotaram essa teoria e obtiveram ótimos resultados, por exemplo, Kimberly-Clark, a fabricante japonesa dos jogos Nintendo, o Google e até o famoso Cirque di Solei que se diferencia de circos comuns e acrescenta em sua essência pelo fato de não usar animais como parte do espetáculo, tentar atingir outro tipo de público alvo, etc.

Fontes:
http://www.ogerente.com.br/novo/colunas_ler.php?canal=10&canallocal=36&canalsub2=117&id=1430
http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1743/estrategia_oceano_azul_-_blue_ocean_strategy_-_parte_1
http://gecorp.blogspot.com/2009/11/metodologia-do-oceano-azul-aplicada.html
http://estrategia-do-oceano-azul.blogspot.com/2008/04/inovando-com-estratgia-do-oceano-azul.html

Ana Paula Rubio

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Estratégias Eficientes

A comunicação estratégica tem que ser bem planejada antes de ser executada. Vários são os cases sobre este assunto. Ao lermos cases de sucessos analisamos que, apesar de executado com grande eficiência algumas estratégias já são do nosso conhecimento como, por exemplo, sempre beneficiar o cliente e atender suas necessidades. Hoje compartilho com vocês algumas partes de um case de responsabilidade social da instituição Mc Donald´s. Concluimos com este fragmento que pensar no cliente para tomada de decisão é sempre a melhor estratégia.


"Uma população cada vez mais consciente da relação entre sal, gordura na alimentação e saúde, junto a preocupações com o meio ambiente e uma queda nas vendas, estão forçando a McDonald's a olhar de modo diferente o mercado de refeições rápidas que ela dominou durante tantos anos.
A empresa está experimentando um conceito de restaurante para cidades pequenas e abriu o primeiro Golden Arch Café em Hartsville, Termessee, em 1989. 0 fato de não usar o nome da McDonald's dá à empresa mais liberdade para experimentar novas idéias, dizem os administradores. Outro problema é a crescente competição da Pizza Hut, pertencente à Pepsi Co., da Taco Bell e da KFC - Kentucky Fried Chicken, que oferecem menus mais variados. Em resposta, a McDonald's está acelerando a introdução de novos itens no cardápio. Tradicionalmente, ela testava a venda de novos itens do cardápio durante uma média de cinco anos antes de introduzi-los em nível nacional, mas agora está testando alguns itens mais saudáveis, que não contêm hambúrguer, com planos de levar os mais promissores para distribuição em todo o país, o mais rápido possível.
A McDonald's também precisou enfrentar críticas quanto ao conteúdo de gordura em seu cardápio. Em resposta, passou a usar apenas óleo vegetal em suas famosas batatas fritas e reduziu a quantidade de gordura nos hambúrgueres, introduzindo em abril de 1991 o McLean de Luxe, 91 % sem gordura. Reduziu em 30% o sódio em suas panquecas e tirou também o glutamato monossódico de seus Chicken Mc-Nuggets. Como diz Ed Rensi, COO. (Chief Operating Officer) da McDonald's, "Deixamos as condições de mercado, o meio ambiente e nossos clientes nos guiarem estrategicamente."


Fonte: Texto "Caso: Stakeholders do McDonalds"

Ana Paula Rubio

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Um Dia Pela Paz

Como já foi falado um pouco sobre esse projeto que esta sendo organizado pelos estudantes do 3 semestre de Relações Publicas da Universidade Metodista. O evento este ano é contra a violência nas escola e é voltado para os educadores.

Ele será realizado no dia 28 de novembro no Colégio Espírito Santo perto da estação Tatuapé em São Paulo. Não o evento não e aberto, mas qualquer um interessado no trabalho da Associação Palavra Viva pode se informar ou ate se juntar a eles. A cede da Palavra Viva é na liberdade e qualquer ajuda tanto quanto financeira e principalmente física e é bem vinda.

Atualmente a associação deseja mais e mais voluntários pois através deles, e de nos mesmo que sabemos das intenções da Palavra Viva, será possível disseminar a idéia da cultura pela paz para todos que conhecemos. Ajudar ao próximo e uma virtude e de um em um nos podemos mudar o mundo ou pelo menos nosso pais.


Então é isso, se você tem interesse o telefone da Palavra Viva é: 3101 - 1850.

Obrigada


Fonte do texto: aulas de Teoria de Relações Publicas

Camila Ramos


terça-feira, 3 de novembro de 2009

A importância da mídia para as Organizações

Ainda se discute a importância da mídia para as organizações. Há aqueles que acreditam ser essencial caminhar junto a elas, outros acham que é apenas um complemento. Apesar dessa divergência de idéias de alguns profissionais, é rotineiro a aparição de algumas instituições em veículos de comunicação.

Os meios mais comuns são a internet, comerciais, noticiários etc; por isso é importante que o profissional de Relações Públicas esteja sempre atualizado das notícias e acontecimentos, não só de sua organização. Ele precisa estar atento para tomar suas decisões e passos, para não tropeçar em uma notícia divulgada de uma maneira indevida ou até mesmo errada.

Hoje, esses veículos são mais desenvolvidos e rápidos, publicam a todo instante, fazendo com que seus seguidores acompanhem em tempo real o que acontece no mundo todo. É fácil colher informações sobre qualquer assunto, basta pesquisar e milhões de notícias e arquivos irão aparecer.

A cada dia a mídia se torna um instrumento importante para o profissional dessa área, fazendo com que ele dependa cada vez mais dela e assim, usufrua a seu favor. Basta saber usar as palavras certas, na hora e veículo corretos.

Caroline Sire

Fonte: Aulas de Comunicação Organizacional da Universidade Metodista de São Paulo